.

Alguns conceitos importantes

Antes de mais nada, você deve ter em mente alguns conceitos básicos e de suma importância para o entendimento do conteúdo e da química no geral.

Os conceitos aqui apresentados serão  os pilares básico para a compreensão de muitos outros conceitos  presentes na química e nas áreas afim. 

Portanto, se você for fazer, química, farmácia, engenharias e outros cursos que precisam dos conceitos da química tenha em mente e já mais esqueça de:

1. A natureza procura a forma mais estável para existir, ou seja, a forma que gaste menos energia. Lembre-se disso!

Por exemplo,a gota de água tem seu formato esférico pois é o formato em que se gasta menos energia, logo, o mais estável, por isso não é quadrada ou outro formato qualquer.

Agora imagine uma mesa com quatro "pernas", esse será o formato ou configuração mais estável e o com menor gasto de energia, por outro lado, a mesma mesa com 2 pernas é totalmente instável e não existe, já com 3 pernas pode existir mais é instável e gastará certa quantidade de energia para se "equilibrar".

2. Esse conceito que na verdade é uma lei da física é muito importante no estudo da química e lhe norteará pelo caminho a percorrer nos estudos:

Lei de Coulomb


Lei de Coulomb é uma lei da Física que descreve a interação eletrostática entre partículas eletricamente carregadas.
Esta lei diz que o módulo da força entre duas cargas elétricas puntiformes (q1 e q2) é diretamente proporcional ao produto dos valores absolutos (módulos) das duas cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância r entre eles. Esta força pode ser atrativa ou repulsiva dependendo do sinal das cargas. É atrativa se as cargas tiverem sinais opostos. É repulsiva se as cargas tiverem o mesmo sinal.


Já que vamos estudar átomos que são compostos de partículas positivas e negativas, que por sua vez formam moléculas, e o conjunto de moléculas formam compostos e macrocompostos, mesmo que não perceba, a Lei de Coulomb e a energia ou estabilidade sempre serão usados para explicar muitos fatos interessantes na química.

A partir de hoje aprenda esses dois conceitos e seja criativo na hora de aprender química, eles vão estar presentes, imagine e crie situações perguntando-se é a forma mais estável, gasta menos energia ou mais energia, se atraem ou se repelem?

Com isso você entenderá muito melhor a natureza que o cerca!







0 comentários:

Postar um comentário